casa de cortiça em Arcos de Valdevez (fonte: https://www.facebook.com/pages/the-cork-house/161155860638987)
De vês enquanto nas redes sociais lá aparecem "posts" leigos de arquitectura. Ou é a casa mais pequena do mundo, ou é a casa maior do mundo, ou é feita em contentores, ou é 100% ecológica. A última que me apareceu é a casa de cortiça de Arcos de Valdevez! O artigo da auto intitulada "primeira casa em Portugal integralmente feita com revestimento de cortiça" surge num site português de luxemburgo. Ora o que é que eu tenho a dizer?
Em primeiro lugar, não querendo desgostar os arcuenses, há uma casa bem mais interessante e anterior em Esposende, projetada pelos "arquitectos anónimos".
Em segundo lugar, há que ter mais sentido crítico ao ler as notícias. Reparem na frase "Está totalmente integrada na natureza já que a ‘The Cork House foi construída diretamente sobre rocha escavada para o efeito". Como é que está integrada se foi preciso andar a moer pedra? É o mesmo que dizer que um casal acabou de fazer amor porque a rapariga foi violada.
Entretanto, Ponte de Lima, sempre atenta ao desenvolvimento regional, já se adiantou para liderar o mercado desta nova tendência. As pedreiras de Ponte de Lima continuam a escacar pedra a toda a força com o objectivo de transformar as montanhas das pedras finas numa planície alentejana, mais propicia ao sobreiro.
Vista de uma pedreira em arcozelo. (fonte: http://novopanorama.com/?p=5361)